Após votação polêmica, secretária de saúde não será convocada para esclarecer contratação de falsa médica pela PMS

por Câmara Municipal de Santana publicado 14/04/2021 10h00, última modificação 14/04/2021 10h00
A pauta tratava da votação do requerimento de nº 238, que deveria oficializar a convocação da Secretária Municipal de Saúde de Santana, Ithiara Madureira.

Print da Sessão Virtual

Bastante aguardada pelos santanenses, a 14ª sessão ordinária da 9ª legislatura da Câmara Municipal de Santana (CMS), foi realizada nesta terça-feira (13), abordando na ordem do dia, pautas de interesse da coletividade, também trazendo a público, a postura de alguns vereadores até então desconhecida por muitos internautas, que acompanhavam ao vivo através de transmissão pelo Facebook.

Dentro das pautas que foram colocadas na ordem do dia, a que mereceu destaque, tratava da votação do requerimento de nº 238, que deveria oficializar a convocação da Secretária Municipal de Saúde de Santana, Ithiara Madureira, para prestar esclarecimentos sobre a contratação da senhora Samantha Valéria Souza da Costa, que vinha desempenhando a atividade médica de forma irregular no município.

Em inquérito da Polícia Civil, foi constatado que Samantha não tinha registro no Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP) e estava atuando ilegalmente na profissão, em pleno período de pandemia da Covid-19, onde Santana registra o segundo maior número de mortes causadas pela doença no Amapá.

Tratado em caráter de urgência, o requerimento entrou na pauta, onde após posicionamentos acalorados e a nítida falta de respeito, para com a figura feminina da Presidente da Câmara, vereadora Elma Garcia, a votação teve continuidade e definiu o resultado. O requerimento foi reprovado por 8 votos, diante de 7 votos a favor.

O requerimento foi assinado no 8 de abril, a pedido de oito vereadores: Carmen Queiroz (PP), Marco Aurélio (Avante), Mario Brandão (PL), Angelo Santos (PTB), Luiz Otávio (Cidadania), Luizinho de Santana (Republicanos), Adelson Rocha (PCdoB) e a presidente do Poder Legislativo, vereadora Elma Garcia (DEM).

Porém, na hora da votação durante a sessão, o vereador Luiz Otávio mudou seu voto, causando espanto e surpresa em seus pares, indicando ser contra a convocação da Secretária.

Portanto, a secretária de Saúde de Santana, Ithiara Madureira, não vai ter que prestar esclarecimentos na próxima quinta-feira, 15, durante a 15ª sessão ordinária, sobre a falsa médica, que foi contratada pela Prefeitura Municipal de Santana (PMS).