Audiência Pública: Retomada do Forte do Cumaú

por Câmara Municipal de Santana publicado 14/08/2023 13h50, última modificação 14/08/2023 13h53
Colaboradores: FOTOS: Crisyano Mendes
Vereador Mário Brandão realiza audiência pública para solicitar a retomada e o reconhecimento do Forte do Cumaú no município de Santana
Audiência Pública: Retomada do Forte do Cumaú

Vereador Mário Brandão

Na última sexta-feira (11) foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Santana a pedido do Vereador Mário Brandão, na oportunidade o parlamentar solicita a retomada do Forte do Cumaú como patrimônio histórico e cultura.

plenario
O evento reuniu a sociedade Santanense, autoridades públicas e privadas, representantes do bairro Igarapé da Fortaleza (localidade do Forte do Cumaú), ativistas sociais e outros.
Em 1992 através da autoria do então Deputado Estadual na época, o Sr. Bala Rocha, foi aprovada uma Lei na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) que obrigava o Governo do Estado restaurar o Forte do Cumaú em até 360 dias.

mesa
A história por trás da fortificação é longa e cheia de reviravoltas, a Associação Comunitária Esperança da Fortaleza, representada pelo seu Diretor-Presidente, Sr. José Belo Lobato, desempenhou um papel fundamental ao solicitar em 2005 pesquisas no local. O objetivo era obter informações científicas sobre essa fortificação à margem esquerda do Rio Amazonas, no Igarapé da Fortaleza. Os resultados obtidos através das pesquisas mostram que há um vasto patrimônio enterrado, necessitando de proteção para sua preservação e estudos contínuos.

forte cumaú
Durante a audiência pública as autoridades e o público presente pedem por unanimidade que seja realizada a retomada do Forte e apontam um potencial do patrimônio turístico e histórico do Município de Santana.
Importante destacar também que a pedido do Prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, o Forte do Cumaú entrará como pauta no Plano Diretor do município.

FOTOS: Crisyano Mendes