Prefeito Bala Rocha Sanciona projeto que implantará em Santana o Centro de Referência a Saúde do Homem

por Câmara Municipal de Santana publicado 21/10/2021 19h15, última modificação 21/10/2021 19h11
O projeto que é de autoria da vereadora Elma Garcia (DEM), tem o objetivo principal de sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e cuidados com a própria saúde.

Presidente da Câmara e Prefeito do Município

Em ato oficial realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Santana, o Prefeito Bala Rocha (PP), sancionou o Projeto de Lei que institui a implantação do Centro de Referência a Saúde do Homem no âmbito do Município.

O referido projeto é de autoria da Presidente da Câmara Municipal de Santana (CMS), vereadora Elma Garcia (DEM), que possui como objetivo principal, sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e cuidados com a própria saúde.

Presidente Elma Garcia na Prefeitura

O projeto ainda visa orientar e incentivar a realizar os exames regulamente, ampliando o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde pública e diminuindo os riscos do diagnóstico tardios de doenças que podem levar a morte.

No mês de Novembro, que é considerado Novembro Azul a Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a campanha Saúde do Homem, onde serão disponibilizados exames preventivos do câncer de próstata, campanha educativa por meio de panfletagem e abordagem de temas como diabetes, drogas, DST, AIDS, hepatites virais, além da distribução de preservativos e testes de glicemia e aferição de pressão.

A vereadora Elma Garcia, destaca que a maioria dos homens não atentam para os devidos cuidados com a saúde, principalmente com exames importantes como o de próstata. Portanto se faz necessário priorizar essa pauta e transformar em projeto de lei, para que de fato esse Centro seja uma realidade em Santana.

”É público e notório, que não é habito da população masculina ir as consultas ou realizar exames preventivos. Essa resistência provoca muitos agravos em resultados de exames, visto que o homem só procura os serviços de saúde quando os sintomas das doenças já estão aparentes, finalizou a presidente”.